tecnologia no transporte de cargas

Você sabe como fazer o cálculo de frete na sua empresa? Realmente essa tarefa não é das mais simples, pois as transportadoras precisam levar vários fatores em consideração para definir o valor exato. Além disso, é importante destacar que essa atividade é um dos principais custos das operações logísticas, pois envolve gastos com combustível, manutenção da frota, pagamento do motorista etc. 

Está interessado em saber mais sobre o tema? Neste post abordaremos sobre a importância de fazer o cálculo correto, explicaremos quais são os fatores que interferem no valor do frete e destacaremos a importância das ferramentas tecnológicas nesse processo. Acompanhe a seguir.
Qual é a importância de fazer o cálculo de frete correto?

O cálculo de frete precisa ser feito de forma adequada e deve levar vários fatores em consideração. O valor não deve ser muito alto ou acima do que é praticado pelo mercado, pois afugenta clientes. Por outro lado, o preço não deve ser muito baixo, pois não cobrirá os diversos custos relacionados a esse procedimento.

Diante disso, podemos dizer que o cálculo de frete, se for feito de forma adequada, proporcionará que a sua transportadora conquiste mais clientes, tenha mais demanda pelos serviços e, ao mesmo tempo, aumente os lucros do seu negócio.

Quais são os fatores que interferem no valor do frete?

Há diferentes questões que podem interferir no momento de fazer o cálculo de frete. Entre elas estão o valor da carga, o percurso a ser feito e a quantidade necessária de combustível. Abordaremos sobre esses temas abaixo. Continue lendo!

1.Saiba qual o valor da carga 

Caso esteja transportando produtos de alto valor, é interessante ter seguro sobre as mercadorias. Vale lembrar que o seguro oferece reembolso aos remetentes se as mercadorias forem roubadas, danificadas durante a viagem ou perdidas. Esse serviço é um dos fatores que contribuem para aumentar o valor do frete.

2.Defina o percurso e conheça as condições das estradas 

O planejamento da rota possibilita que as transportadoras façam mais entregas, em menos tempo e também percorrendo menores distâncias. Além disso, procure trafegar em estradas que apresentem boas condições. Esses fatores contribuirão para a redução de gastos com combustível e manutenção. Dessa forma, a sua empresa poderá estabelecer um preço menor e mais competitivo do frete.

3. Avalie a quantidade de combustível necessária

Não é segredo para ninguém que o combustível é um dos principais gastos da frota. Portanto, a avaliação da quantidade necessária de combustível ajudará a determinar, com precisão, o valor a ser gasto. Consequentemente, ficará mais fácil definir um valor de frete competitivo e que não traga prejuízos para a organização.

Qual a importância da tecnologia nesse processo?

A tecnologia é fundamental no cálculo de frete, pois possibilita a otimização do processo. Contando com algumas ferramentas, diminuem as chances de erros, a sua empresa consegue otimizar a produtividade e também define o valor do frete de forma precisa.

O cálculo de frete é um dos processos mais importantes das transportadoras. Isso porque, o valor deve ser suficiente para cobrir os custos da operação e também ser capaz de gerar lucro para a empresa. Ao mesmo tempo, o preço não deve ser elevado a ponto de afugentar consumidores.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de calcular o preço do frete, continue acompanhando nosso Blog para obter novas informações sobre o setor de transporte e logística. 


Fonte FreteBras